Muitas cenas comuns no dia a dia podem estar escondendo uma família estressada! Neste post, mostramos 5 sinais de que está na hora de diminuir o ritmo!
Vocês já não conversam tanto e, normalmente, fica cada um no seu canto ― e, claro, no celular! O que pode parecer só uma rotina comum de pessoas que correm o dia todo e, ao chegar em casa, só procuram um pouquinho de sossego, pode esconder um problema muito maior: uma família estressada.
Aprenda agora a reconhecer 5 sinais que parecem comuns à primeira vista, mas podem estar mostrando que o ritmo da sua família precisa mudar!
Família estressada: aprenda a reconhecer estes 5 sinais
1. A comunicação tem ficado difícil
Qualquer pequena interação precisa ser feita cuidadosamente, caso contrário, logo as respostas serão ríspidas e para alguém erguer o tom de voz é um passo. Na sua casa o clima também anda assim? Esse é o primeiro sinal de que o stress está tomando conta da família!
Quando estamos à flor da pele, nosso cérebro sobrecarrega e fica difícil colocar ordem nos pensamentos que, também devido ao stress, podem ter sua importância distorcida. Dessa forma, falar se torna difícil, uma vez que não se consegue organizar e articular o que precisa ser dito. Use os ouvidos e preste atenção no tom de voz que está sendo usado nas conversas entre a família.
2. O sono de todo mundo está prejudicado
A mesa no café da manhã só tem o som dos bocejos? Quando estamos estressados, nosso sono é um dos primeiros a sentir os efeitos. Algumas pessoas podem sentir mais sono, enquanto outras têm crises severas de insônia, mas, independentemente de como se reaja ante o stress, pode ter certeza: o seu sono não vai passar imune.
Um solução sugerida por pediatras é sempre colocar as crianças na cama meia hora mais cedo que o habitual e também se deitar mais cedo, evitar eletrônicos perto da hora de dormir e praticar atividades físicas, especialmente, as crianças, que têm muita energia para gastar e têm sofrido cada vez mais cedo os impactos do sedentarismo infantil.
3. Vocês não compartilham refeições
Está difícil reunir todo mundo à mesa? Isso pode ser sintoma de uma família estressada! Como falamos acima, a comunicação fica dificultada em momentos estressantes e isso pode afastar, especialmente as crianças e os adolescentes, da mesa.
Se os seus filhos têm pedido para ficarem mais tempo no quarto, não compartilhar as refeições, procure conversar e entender os motivos. Depois de um dia de correria, jantar com as pessoas que amamos dá até mais sabor para a comida!
4. As crianças têm tido problemas de saúde
E não precisa ser dos grandes, não. Pequenos sintomas como dores de cabeça, problemas intestinais e dores de estômago estão entre os principais sintomas físicos associados ao stress em crianças.
Cada pessoa reage ao stress de uma forma e as crianças tendem a apresentar sintomas físicos mais facilmente, isso porque ainda não têm maturidade psicológica para entender e digerir fatos estressantes.
5. Vocês estão sempre atrasados
Esse tópico merece uma atenção especial porque, além de ser um sintoma, ele é um causador do stress, se tornando um círculo vicioso. Acordar em cima da hora, tomar o café da manhã correndo, sair apressado para o trabalho gritando para as crianças correrem para não se atrasar… bom, já deu para perceber que tem muito stress sendo gerado só no tempo entre sair da cama e sair de casa.
Mas, se a sua rotina era organizada e agora está um caos, onde todos vivem correndo contra o tempo para dar conta de todas as tarefas, pode ser um reflexo da falta de sono causada pelo stress. E, entrar nessa rotina agitada vai gerar ainda mais ansiedade.
Se durante a semana fica difícil passear aproveite os finais de semana para respirar ar puro, dar uma caminhada e conhecer lugares incríveis na sua cidade mesmo. Parques são uma boa opção e os clubes privados também têm se mostrado bem vantajosos para quem procura um lugar diferente, repleto de opções de diversão para toda a família ― além de garantir a férias de verão e lazer o ano todo!
E aí, conseguiu reconhecer se a sua família é uma família estressada? As atividades físicas são ótimas para regular hormônios importantes para o nosso bem-estar e têm benefícios incríveis para as crianças. Confira neste post quais são!